Por que tratar a trombose?

O maior objetivo no tratamento da trombose é evitar suas complicações, por meio de:

  • Interromper o crescimento do coágulo.
  • Prevenir que uma parte do coágulo se rompa e se mova, atingindo os pulmões – tromboembolismo pulmonar – causando dificuldades respiratórias que podem ser fatais.
  • Diminuir o risco de surgimento de outro coágulo.
  • Prevenir a ocorrência da síndrome pós-trombótica, que é a potencialização da doença venosa crônica, com uma piora expressiva do retorno venoso e do refluxo nas veias abaixo do local da trombose. Isso leva à formação de varizes secundárias à trombose, alterações na pele, maior tendência ao aparecimento de feridas e inchaço constante nas pernas, promovendo uma limitação importante e uma piora na qualidade de vida desse paciente.

Como falado em texto anterior, o tratamento é feito com medicações anticoagulantes orais, injeções subcutâneas ou intravenosas, podendo ser necessária a internação hospitalar, dependendo da gravidade de cada caso.

Em casos mais graves, que costumam ser raros e selecionados, pode ser necessário o uso de métodos mais invasivos, como a colocação de filtro na veia cava ou cirurgias para remover o coágulo – o que será indicado pelo seu cirurgião vascular.

Postagens recentes

Você não pode copiar conteúdo desta página